Dia Mundial de Limpeza

Rubem Perlingeiro
Rubem Perlingeiro
2 Min Read
Dia de Limpeza

Aproxima-se o dia 17 de setembro, Dia Mundial de Limpeza.

Aí vem a pergunta: para que servem os mutirões de limpeza?

Ao longo dos anos, e em meio a diversas ações de limpeza, já recolhemos toneladas de lixo de praias, rios e arredores. Mas será que conseguimos solucionar o problema? Não seria um enxugamento de gelo?

Bem, penso que não.

Primeiro, porque esse tipo de ação tem o poder de nos transformar em agentes de mudança, abrindo os nossos olhos para a dimensão e a gravidade do problema da poluição.

Segundo, porque nos ajuda a tomar consciência da importância de reduzir o consumo de determinados produtos e de como é fundamental proceder ao descarte correto do que consumimos.

Terceiro, porque, muitas vezes, as ações de limpeza são a porta de entrada para muitas pessoas (e não somente as crianças) se engajarem nas questões relacionadas ao meio ambiente. A partir desses pequenos passos, tomam gosto e começam a se envolver ainda mais na causa ambiental.

Se você se convenceu de que não é enxugar gelo, reúna o seu grupo de amigos ou a sua seção escoteira e promova um mutirão de limpeza no sábado, 17 de setembro. Se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para me contactar.

Ou participe da ação de limpeza que será promovida nesse dia pelo Instituto Ecológico Aqualung na Praia do Flamengo, das 8:00 às 12:00. O ponto de encontro (abertura e encerramento) será na BR Marinas – Marina da Glória. Nessa ação, os resíduos coletados serão identificados e quantificados e serão registrados no relatório de auditoria. Posteriormente, serão destinados para a reciclagem. Se você tiver interesse em levar a sua seção escoteira, será possível fazer a inscrição via Paxtu até o dia 14.09. Em breve, mais informações serão divulgadas por Escoteiros do Brasil – Rio de Janeiro. ⚜️♻️?

Share this Article
Leave a comment