O escotismo e seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Rubem Perlingeiro
Rubem Perlingeiro
6 Min Read
Escotismo e ODS

Por Rubem Perlingeiro*

No último domingo, a adoção da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável completou sete anos.


Em 25.09.2015, líderes dos 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram a adoção da Agenda 2030 e dos 17 ODS, resultado do processo que se iniciou durante a Conferência Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro em 2012.


Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
O Movimento Escoteiro incorporou os ODS à sua pauta e tem contribuído com a sua implementação (em 2017, no Azerbaijão, a Conferência Escoteira Mundial aprovou a Resolução 8-17, em que firma o compromisso do Escotismo com os ODS).


“Scouts for SDGs” são uma grande mobilização do nosso Movimento em prol dos ODS. Pelo site sdgs.scout.org, é possível conferir o que os escoteiros têm feito em todo o mundo e, no âmbito dos Escoteiros do Brasil, vale a pena conferir o site www.escoteiros.org.br/escotismo-e-desenvolvimento-sustentavel.


No caso do Escotismo, o nosso foco principal de atuação está em consonância com o ODS 4 (Educação de Qualidade), mais especificamente com a meta 4.7., que trata da educação para o desenvolvimento sustentável:
“4.7 até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”


Temos, basicamente, dois tipos de ação alinhados com a educação para o desenvolvimento sustentável: ações pontuais, caracterizadas por atividades de grande impacto na comunidade e que buscam sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e ações contínuas, que fazem parte do sistema de progressão pessoal delineado no Programa Educativo do Movimento Escoteiro e que buscam desenvolver competências de sustentabilidade nas crianças, adolescentes e jovens que praticam o Escotismo, que, para simplificar, denominaremos genericamente de “escoteiros” (no Brasil, o Escotismo é oferecido para crianças, adolescentes e jovens de todos os gêneros, que tenham de 6,5 a 21 anos, os quais são divididos por ramos, de acordo com a faixa etária: 6,5 a 10 anos – ramo Lobinho, 11 a 14 anos – ramo Escoteiro, 15 a 17 anos – ramo Senior, e 18 a 21 anos – ramo Pioneiro).


Como exemplos de ações pontuais, temos o Projeto Educação Escoteira e os Mutirões de Ação Ecológica e de Ação Comunitária.


O Projeto Educação Escoteira é desenvolvido em maio de cada ano, em centenas de escolas do Brasil, e busca levar o tema dos ODS para o interior das escolas, por meio de jogos e atividades lúdicas, em linha com a meta 4.7.


O Mutirão de Ação Ecológica (MutEco), por sua vez, é realizado em junho, próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e mobiliza os escoteiros de todo o País na realização de atividades relacionadas com o meio ambiente, contribuindo com os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação contra Mudança Global do Clima), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).


Já o Mutirão de Ação Comunitária (MutCom) é realizado em setembro e é voltado ao serviço comunitário, estimulando o envolvimento de todos os Ramos com a comunidade e possibilitando que seja trabalhado qualquer dos 17 ODS.


Como exemplos de ações contínuas, temos os Programas “Mensageiros da Paz”, “Escoteiros do Mundo”, “HeforShe” e “Tribo da Terra”. Os dois primeiros, a exemplo do MutCom, possibilitam que o jovem desenvolva um projeto abordando qualquer dos 17 ODS. O programa “HeforShe” é voltado ao ODS 5 (Igualdade de Gênero) e o “Tribo da Terra” aos ODS relacionados com o meio ambiente.


Além disso, o Escotismo, por meio do seu Programa Educativo, valoriza a igualdade de gênero (ODS 5) e a diversidade cultural (ODS 10), promove uma cultura de paz e não-violência (ODS 16), buscando fazer do escoteiro um cidadão global, numa sociedade cada vez mais globalizada e, ao mesmo tempo, heterogênea, contribuindo para que ele seja um agente de transformação em prol da construção de um mundo melhor e mais justo.


Por fim, gostaria de convidá-los a assistir ao vídeo “SDGs & Spiritual Development” abaixo, em que é feita uma abordagem inédita e muito interessante da conexão dos ODS com o desenvolvimento espiritual.

*Rubem Perlingeiro é membro do Comitê Escoteiro Interamericano

Share this Article
Leave a comment