O que é a COP 27?

Rubem Perlingeiro
Rubem Perlingeiro
3 Min Read

De 6 a 18 novembro acontece a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27).


Mas o que é a COP 27? Qual é a sua história e por que ela é tão importante?


COP é a sigla em inglês para “Conferência das Partes”. As “partes” são signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), um tratado firmado em 1994 e composto por 197 partes (196 países e a União Europeia). Um ano depois, em março de 1995, foi realizada a primeira COP em Berlim, na Alemanha.
A Conferência de 2022 é a 27ª reunião das Partes. Este ano está ocorrendo no continente africano, mais precisamente na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.


As Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas estão entre os encontros internacionais mais importantes do mundo da atualidade. As negociações entre governos são complexas e envolvem autoridades de todos os países, bem como representantes da sociedade civil.


Depois da COP 26 em Glasgow e de seus “acordos insuficientes”, este ano o objetivo é acelerar as ações para cumprir os objetivos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.


A emergência climática está causando a perda da biodiversidade, a elevação dos níveis dos mares, e tornando o planeta mais quente e o clima mais extremo. Desastres climáticos como inundações, incêndios e secas minam o sustento e a segurança de milhões de pessoas.


Considerando os diversos riscos que vêm da crise climática, o objetivo desta Conferência é que os países apresentem metas ambiciosas de redução de emissões de carbono para 2030 (as NDCs – sigla em inglês para ‘contribuições nacionalmente determinadas’) e que mantenham viva a meta de limitar o aumento da temperatura global do planeta em 1,5º.
Isso porque os cientistas reportam que, do jeito que as coisas vão, se nada for feito, o aumento poderá chegar a 2,9º, o que seria um “pesadelo climático” e, como muito já se falou, NÃO EXISTE PLANETA B.

Share this Article
1 Comment