Três anos do Fórum Mundial de Educação Não Formal.

Rubem Perlingeiro
Rubem Perlingeiro
6 Min Read

O Fórum Mundial de Educação Não Formal foi realizado de 9 a 11 de dezembro de 2019, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa da WOSM em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Escritório do Enviado da Juventude do Secretário-Geral da ONU (UNYouthEnvoy).

O resultado das discussões do Fórum está condensado na Declaração do Rio de Janeiro.

O Fórum reuniu especialistas em desenvolvimento juvenil e teve como objetivo discutir como as organizações podem acompanhar as últimas tendências da educação não formal e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento contou com a participação de 400 pessoas de diversos países, e mais de 70 organismos internacionais e organizações juvenis.

Para Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil, o Fórum foi uma “oportunidade única para um rico intercâmbio de boas práticas realizadas ao redor do mundo, para discutir e identificar estratégias de como fortalecer a educação não formal e a garantia do direito à educação de cada jovem, sem deixar ninguém para trás.”

O mundo tem, atualmente, a maior população de jovens de sua história: 1,8 bilhão. Florence Bauer ressaltou que se estima que 253 milhões desses jovens estão fora da escola, treinamento ou emprego. Ao mesmo tempo, há intensas mudanças nas sociedades e economias, com rápida evolução das tecnologias e novas exigências do mercado de trabalho. “Nesse contexto, a educação não formal desempenha um papel crucial em promover oportunidades de educação e aprendizado para quem não está na educação formal, não teve oportunidade de desenvolver plenamente suas competências de letramento ou deseja continuar aprendendo”. E concluiu: “Certamente, o sistema de educação não formal deverá ser fortalecido, incluindo percursos flexíveis de aprendizagem, numa abordagem mais duradoura.”

Segundo Astrid Bant, representante do UNFPA no Brasil, “o UNFPA vê a educação não formal como uma importante plataforma para levar à juventude informações e habilidades que permitam com que façam escolhas melhores sobre seus corpos, suas vidas e seu mundo”. E acrescentou: “o Fórum é um marco importante dentro desta parceria com o Escotismo Mundial, e nós acreditamos que somos mais fortes juntos, em um mundo em que a solidariedade rumo a um mundo melhor é mais importante do que nunca.”

Além do UNICEF, UNFPA e UNYouthEnvoy, o Fórum contou com a colaboração das chamadas “Big 6 Youth-Serving Organizations”, que são as seis grandes organizações internacionais que atendem a jovens em todo o mundo no campo da educação não formal: a Aliança Mundial das Associações Cristãs de Moços, a Aliança Mundial das Associações Cristãs de Moças, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a Associação Mundial de Guias e Escoteiras (“WAGGGS”), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Fundação Internacional do Prêmio Duque de Edimburgo.

A organização local ficou a cargo da União dos Escoteiros do Brasil e o evento ocorreu no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), tendo a sede do Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME) como base operacional, além de servir como ponto de encontro para os diversos voluntários que trabalharam antes, durante e depois do Fórum.

O CCME foi muito importante na intermediação com a Marinha do Brasil para a realização dos almoços no refeitório do 1° Distrito Naval. O encerramento do Fórum foi no Aquário do Rio de Janeiro – AquaRio.

Utilizamos os três principais equipamentos turísticos da zona portuária do Rio de Janeiro, bem como o refeitório do 1° Distrito Naval e a sede do CCME como dois pontos estratégicos para a logística do evento, o que possibilitou que todos os deslocamentos dos participantes durante o Fórum fossem realizados a pé (ou seja, sem emissão de carbono).

Além disso, (i) o deslocamento do hotel principal do evento para os locais do Fórum também podia ser feito a pé ou de VLT, (ii) não foram utilizados plásticos descartáveis, (iii) houve coleta seletiva de lixo e, (iv) no Museu do Amanhã e no AquaRio, boa parte da energia disponibilizada era de fonte renovável (energia solar), aspectos destacados no documento “Understanding WOSM’s environmental impact”.

Fiquei bastante feliz de ter ajudado a organizar o Fórum e desejo muito sucesso a Scouts et Guides de France, que será a associação escoteira responsável por sediar o próximo Congresso Mundial de Educação Escoteira em dezembro de 2023 (no ano que vem, o Fórum Mundial de Educação Não Formal voltará à denominação anterior de Congresso Mundial de Educação Escoteira).

Share this Article
Leave a comment