Movimento Escoteiro: um aliado importante para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Rubem Perlingeiro
Rubem Perlingeiro
5 Min Read
Scouts y los ODS

Rubem Perlingeiro1

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) chegaram à metade do seu percurso.

Em 25.09.2015, líderes dos 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram a adoção da Agenda 2030 e dos 17 ODS, resultado do processo que se iniciou durante a Conferência Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro em 2012.

Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O Movimento Escoteiro incorporou os ODS à sua pauta e tem contribuído com a sua implementação (em 2017, no Azerbaijão, a Conferência Escoteira Mundial aprovou a Resolução 8-17, em que firma o compromisso do Escotismo com os ODS).

“Scouts for SDGs” são uma grande mobilização do nosso Movimento em prol dos ODS. No site sdgs.scout.org, é possível conferir o que os escoteiros têm feito em todo o mundo para os ODS.

No Escotismo, o nosso foco principal de atuação está relacionado com o ODS 4 (Educação de Qualidade), mais especificamente com a meta 4.7., que trata da educação para o desenvolvimento sustentável:

“4.7 – até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”

A educação é tanto um ODS específico como um meio para atingir todos os outros ODS. Não é apenas uma parte integrante do desenvolvimento sustentável, mas também um fator fundamental para a sua consecução. É por isso que a educação representa uma estratégia essencial na busca pela concretização dos ODS.

No Movimento Escoteiro, temos, basicamente, dois tipos de ação alinhados com a educação para o desenvolvimento sustentável: ações pontuais, caracterizadas por atividades de grande impacto na comunidade (como os mutirões e as campanhas para determinada finalidade), e ações contínuas, que fazem parte do sistema de progressão pessoal delineado no Programa Educativo do Movimento Escoteiro e que buscam desenvolver competências de sustentabilidade nas crianças, adolescentes e jovens que praticam o Escotismo.

Como exemplos de ações contínuas, temos os Programas “Mensageiros da Paz”, “Escoteiros do Mundo”, “HeforShe” e “Tribo da Terra”. Os dois primeiros possibilitam que o jovem desenvolva um projeto abrangendo qualquer dos 17 ODS. O programa “HeforShe” é voltado ao ODS 5 (Igualdade de Gênero) e o “Tribo da Terra” aos ODS relacionados com o meio ambiente.

Além disso, o Escotismo, por meio do seu programa educativo, valoriza a igualdade de gênero (ODS 5) e a diversidade cultural (ODS 10), promove uma cultura de paz e não-violência (ODS 16), buscando fazer do escoteiro um cidadão global, numa sociedade cada vez mais globalizada e, ao mesmo tempo, heterogênea, contribuindo para que ele seja um agente de transformação em prol da construção de um mundo melhor e mais justo.

Trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável exige uma profunda transformação na forma como pensamos e agimos. Para tornar o mundo mais sustentável e engajar-se nas questões relacionadas à sustentabilidade, como descritos nos ODS, todos devemos nos tornar agentes de mudança direcionada à sustentabilidade. Todos precisamos de conhecimentos, habilidades e atitudes que nos permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O programa educativo do Movimento Escoteiro visa a desenvolver essas competências e capacita os jovens a refletirem sobre suas próprias ações, tendo em conta os impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais, atuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global. Não apenas para que os jovens entendam o sentido dos ODS, mas também para que se engajem e participem da sua implementação, sendo, portanto, um aliado importante para a concretização dos ODS.

  1. Presidente do Comitê Escoteiro Interamericano ↩︎
Share this Article
Leave a comment